WhatsApp Image 2019-09-18 at 17.57.33

Legalizada no Brasil através da Lei Federal nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966, a profissão de engenheiro químico tem grande impacto no dia a dia da sociedade. Alguns dos produtos que utilizamos de forma corriqueira são associados ao trabalho desenvolvido pelos engenheiros químicos, como por exemplo: plásticos, combustíveis, construção civil, agricultura, limpeza doméstica, medicamentos, refrigerantes, fibras, cosméticos, embalagens, fertilizantes, tecidos, entre outros.

Os engenheiros químicos desenvolvem produtos, supervisionam e projetam as peças, artigos, artefatos e materiais que são feitos com substâncias extraídas a partir de derivados, como o petróleo, minérios, metais, sintéticos e produtos alimentares.

O professor da Universidade Federal do Ceará, engº químico André Casimiro de Macedo, afirma que “a engenharia química vem marcando a sociedade com seu legado e com suas contribuições. A exemplo do progresso vivenciado pós-Revolução Industrial, hoje, ao “beirarmos” a segunda década do século, muitos são os desafios e oportunidades a serem vivenciados pelos profissionais desse ramo.” Ainda segundo André, avanços deverão ocorrer culminando com necessidades novas e também com novas especializações fazendo com que haja maior apelo por novas soluções para o manuseio e fabricação de moléculas mais complexas, com ênfase nas propriedades dos materiais e melhor aproveitamento dos recursos naturais.

A dica do professor universitário para quem deseja se aventurar nessa profissão é de estar antenado para superar os desafios e transformações constantes no mercado de trabalho e na área acadêmica. O Senge-CE celebra hoje, 20, o Dia do Engenheiro Químico e reitera sua admiração por essa categoria de profissionais que, com grande responsabilidade, buscam resultados que gerem impacto tanto nas indústrias como no dia a dia da sociedade.